Jovem sorridente em uma mesa de estudos. Imagem ilustrativa de carta de apresentação para jovem aprendiz.
Categorias:

Carta de apresentação para Jovem Aprendiz: Como fazer + Modelo pronto

 

 

Apesar de aprendermos muitos ensinamentos sobre trabalho em grupo, convivência e resiliência no período escolar, pouco é ensinado sobre o mercado de trabalho. Com isso, na hora de enviar um currículo ou carta de apresentação para Jovem Aprendiz, os candidatos podem ter dúvidas. 

Se você está passando por essa situação e quer aprender como fazer a melhor carta de apresentação, está no lugar certo. Neste texto, explicamos o que é este documento, como fazê-lo e ainda disponibilizamos um modelo pronto para baixar.

Além disso, você também encontra as melhores dicas e uma checklist com o que não pode faltar na sua carta. Confira o nosso índice e decida por onde começar!

Índice – Carta de apresentação para Jovem Aprendiz

  1. O que é uma carta de apresentação para Jovem Aprendiz?
  2. Faça a sua carta em 6 passos agora
  3. Como enviar a carta de apresentação?
  4. Saiba quais são os pontos essenciais da carta
  5. 4 dicas de ouro para conseguir seu primeiro trabalho
Mulher digitando em notebook. Imagem ilustrativa sobre carta de apresentação.

O que é uma carta de apresentação para Jovem Aprendiz?

As cartas de apresentação ou motivacionais são os documentos que chamam a atenção dos recrutadores para que eles leiam o seu curriculum vitae. Ou seja, elas complementam as informações que estão no CV, detalhando melhor suas experiências e a sua trajetória até aquele momento.

Para isso, a carta deve conter informações como: nível de escolaridade e escola que frequenta, habilidades e conhecimentos de idiomas ou ferramentas, por exemplo. 

E, mesmo que você possua pouca experiência, não é necessário se preocupar. Isso porque há diferentes maneiras de contar a sua história, além do histórico profissional.

Por exemplo, se você foi líder de turma ou do grêmio estudantil, organizou feiras de ciências ou ganhou algum prêmio em olimpíadas de matemáticas, pode inserir essas informações na carta.

Ao enviar o currículo e a carta de apresentação para Jovem Aprendiz, a intenção é fazer com que os avaliadores te chamem para a seguinte fase: a entrevista

Faça a sua carta de apresentação para Jovem Aprendiz em 6 passos

Agora que você entendeu o que é a carta de apresentação e para o que ela serve, já pode colocar a mão na massa para fazer a sua. E para que você seja o escolhido do processo seletivo, é importante saber escrever o texto de forma objetiva e clara.

Isto é, saber organizar as suas principais vivências e habilidades que podem ser úteis para aquela vaga. Elas também devem descrever por que você é a melhor opção. Então, busque alinhar o que você já fez e conquistou com o que é pedido.

Por exemplo, se a vaga disponível é de vendedor, você pode comentar que por conta da sua capacidade de se comunicar bem e lidar com diferentes públicos são exemplos claros disso. Veja o nosso passo a passo abaixo e não perca mais tempo!

1) Escreva os dados de quem irá receber a carta de apresentação para Jovem Aprendiz

As primeiras linhas da carta devem conter os seguintes dados: 

  • A/C (abreviatura de “aos cuidados”) + nome da pessoa responsável no RH
  • Cargo que essa pessoa ocupa
  • Nome da empresa
  • Endereço
  • Cidade/Estado

Exemplo:

A//C Jordano Barros Oliveira

Gerente do Setor de Recursos Humanos

Lojas Laranjeiras

Av. Principal, nº 5000 

Aracaju/SE

2) Faça uma breve introdução 

No primeiro parágrafo, deve ser introduzida a carta, com informações sobre quem é você, o que faz, o que estudou e por que tem interesse por aquela vaga em específico. 

Exemplo:

Gostaria de me candidatar na modalidade de Jovem Aprendiz para a vaga de vendedor, a qual foi divulgada através do Centro de Integração Empresa-Escola de (nome da cidade). Segue em anexo meu curriculum vitae para avaliação.

3) Contextualize e diga como irá contribuir sendo contratado

Já no segundo parágrafo, se promova a partir das suas vivências e dos desafios encontrados e solucionados nos empregos anteriores. Escreva por quais motivos aquele cargo deve ser seu e quais diferenciais você pode agregar sendo contratado.

Exemplo:

Atualmente, curso a 2ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Paulo Freire. Além disso, também realizei cursos informática e estou estudando para entrar na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Futuramente, tenho a intenção de seguir carreira como administrador por meio da graduação em Administração.

4) Explique suas motivações e finalize

Por último, é hora de explicar por que aquela vaga te interessa. Deixe claro o motivo que faz de você o melhor candidato, diga como trabalhar na empresa atuando naquele cargo pode te ajudar a crescer enquanto profissional. 

Exemplo:

Entre as minhas qualidades, posso destacar a organização, a capacidade de liderança e a facilidade de aprendizado. Acredito que utilizando esses pontos fortes posso contribuir para o trabalho na empresa, auxiliando-o a alcançar objetivos e metas. E, com essa oportunidade, também poderei me desenvolver enquanto cidadão e profissional.

Ressalto o meu interesse pela oportunidade de fazer parte da sua equipe e estou à disposição para possíveis dúvidas. 

Atenciosamente, 

José Costa Melo

(79) 9 1111 1111

josecm123@meuemail.com 

5) Revise e edite o que for necessário

Depois de finalizar, lembre-se de revisar e conferir se não há erros de português ou digitação. Esses pequenos detalhes podem passar a ideia de que a carta não foi feito com a atenção que deveria. Por isso, releia o texto mais de uma vez e altere o que for necessário. 

6) Envie para a empresa

Depois de revisar, é importante formatar a carta para que ela esteja padronizada. Afinal, com o texto dessa maneira, a leitura se torna mais fácil.

Então, sugerimos as seguintes formatações:

  • Fontes: Arial ou Times New Roman
  • Tamanho da fonte: 11 ou 12
  • Espaçamento entre linhas: 1,5
  • Margem: 2,5
  • Formatação geral do texto: justificado

Em seguida, salve no formato pedido. E, caso não existe nenhuma especificação, salve em formato PDF. Isso porque ele não desconfigura o texto se aberto em um computador com configurações diferentes daquele em que a carta foi escrita. 

Extra

Caso você tenha sido indicado por alguém que já trabalha na empresa, vale a pena citar o nome desta pessoa na carta. Assim, você se destaca pela referência e tem ainda mais chances de seguir no processo seletivo.

Menina sentada em um parque escrevendo no caderno. Imagem ilustrativa de carta de apresentação.

Como enviar a carta de apresentação para Jovem Aprendiz?

Nos dias de hoje, é normal que o envio das cartas motivacionais seja feito online. Então, é fundamental prestar atenção em como e por onde fazer esta entrega de um documento tão importante do processo seletivo. Confira algumas das opções mais comuns:

Pessoalmente

Caso os avaliadores exijam que a carta seja entregue na empresa, imprima o texto em folha branca de formato A4. E, se possível, anexe junto ao currículo dentro um envelope pardo com o seu nome.

Por e-mail

Se a sua carta for enviada por e-mail, preste atenção na hora de checar o edital. Veja  se vaga pede que o assunto do e-mail seja específico. Por exemplo “Vaga de Jovem Aprendiz 2021”.

Outra possibilidade é adicionar este documento no corpo do e-mail em que for enviado o currículo. Isso pode ser feito caso não seja obrigatório o envio de uma carta em anexo, por exemplo.

Banco de vagas

Por fim, se a carta for enviada por um banco de vagas, lembre-se de conferir o formato pedido. Alguns sistemas registram como inválidos arquivos em outros formatos que não o exigido. Normalmente, os mais pedidos são PDF e Word.

Saiba quais são os pontos essenciais da carta de apresentação para Jovem Aprendiz

Algumas informações não podem ficar de fora de uma carta de Jovem Aprendiz. Se você tem dúvidas em relação a isso, leia os tópicos abaixo e entenda o que não pode faltar para você se destacar!

Dados básicas de contato

As suas informações de contato como celular e e-mail não podem faltar. Além disso, também é importante escrever qual o cargo está se candidatando. Isso porque é muito comum que os recrutadores estejam avaliando currículos de diferentes cargos e processos seletivos ao mesmo tempo.

Formação educacional 

No caso do Jovem Aprendiz, essa informação está entre as mais importantes. Afinal, o setor de RH precisa saber em qual ano da escola você está e seu turno de estudo. 

Então, lembre-se de dizer onde estuda e dizer se tem a intenção de seguir estudando, ou entrar em uma universidade. 

Habilidades

No mundo das empresas, as habilidades também são chamadas de soft skills e hard skills. E elas são uma boa forma de mostrar que você será excelente funcionário. Aqui estão alguns exemplos:

Hard skills ou habilidades técnicas

  • Operação de máquinas ou ferramentas específicas;
  • Programação ou desenvolvimento de softwares
  • Conhecimentos em Excel;
  • Proficiência em língua estrangeira.

Soft skills ou habilidades interpessoais

  • Empatia;
  • Flexibilidade;
  • Comunicação eficaz;
  • Liderança;
  • Pensamento criativo;
  • Colaboração;
  • Trabalhar bem sob pressão.

Conquistas pessoais

Já recebeu algum prêmio ou reconhecimento na escola? Ou realizou algum projeto de como voluntário no seu bairro? Se sim, fale sobre essas conquistas no texto. Também busque mostrar que você tem interesse em aprender e, caso as suas notas sejam boas, também vale a pena inserir a sua média geral.

Mulher jovem digitando no celular. Imagem ilustrativa para carta de apresentação para Jovem Aprendiz.

4 dicas de ouro para conseguir seu primeiro trabalho com a carta de apresentação para Jovem Aprendiz

Para sair na frente dos concorrentes, não basta fazer uma carta de apresentação bem estruturada e de acordo com a vaga. Isso porque você precisa mostrar que é o melhor candidato. Então, também é importante estar atento às seguintes dicas:

#1 Estude sobre a cultura da empresa

Estuda a cultura da empresa é fundamental para sair na frente dos concorrentes. Então, se ela tiver redes sociais ativas e website, vale a pena acessar os canais e descobrir como ela se posiciona.

Além disso, se ela possuir um perfil no LinkedIn, você também pode olhar os perfis dos funcionários e notar os pontos que eles têm em comum. Com isso, fica mais fácil entender como funciona o time daquela empresa. 

#2 Use palavras-chave a seu favor

Sabe aquelas palavras escritas nos pré-requisitos? Elas são os exemplos de palavras-chave que você pode inserir no seu CV. Fazendo isso, você não só personaliza a sua carta motivacional, mas também se aproxima do que a empresa quer. 

Por exemplo, se no edital há a exigência de alguém que tenha habilidades de liderança. Diga como você foi um bom líder a partir de uma experiência que viveu anteriormente.

#3 Escreva tudo em apenas uma página

A objetividade é palavra-chave quando o assunto é processo seletivo. Dessa forma, saber o que quer é fundamental na hora de escrever o currículo e a carta. Esta deve conter entre 150 e 500 palavras.

O objetivo é enfatizar seus pontos fortes e convencer o RH a chamar você para a próxima etapa, que é a entrevista. Então, o ponto abaixo deve ser lido com atenção!

#4 Adapte as cartas para cada oportunidade

Cada oportunidade de trabalho apresenta características diferentes e pede uma carta específica. Por quê? Bom, se a sua intenção é convencer o recrutador de que você deve ser o escolhido, é fundamental relacionar a sua trajetória com a cultura da empresa.

Então, se você está concorrendo a cargos em instituições distintas, o mais válido é fazer uma opção para cada uma delas. Com isso, as suas chances de sucesso aumentam.

Se você chegou até aqui, está mais do que preparado para fazer a sua carta de apresentação para Jovem Aprendiz e passar para a seguinte etapa do processo seletivo. Temos certeza que você será um jovem aprendiz excelente e dedicado. 

E, caso queira aprender mais sobre como fazer currículos, fazer uma boa entrevista e ser um profissional, continue navegando pelo nosso blog. O Candidato de Sucesso tem os melhores conteúdos sobre carreira. Não deixe de conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *