Pessoa editando seu currículo para primeiro emprego no celular.
Categories:

Currículo ou curriculum: qual o jeito certo de escrever?

Na hora de concorrer a uma vaga, muitos candidatos se questionam sobre qual a maneira correta de se escrever currículo ou curriculum. Por isso, montamos o texto a seguir para te ajudar a conseguir o emprego dos sonhos!

Para começar, é importante falar sobre a origem da expressão. Curriculum é uma palavra que vem do latim e costuma estar acompanhada do vocábulo vitae. Juntas, elas significam “trajetória da vida” e são utilizadas para falar sobre o documento que é enviado em diferentes processos seletivos.

Mas e o currículo?

No Brasil, a expressão em latim foi adaptada, com o acréscimo do acento agudo no “i” e mudando o final da palavra de “um” para “o”. Portanto, em território nacional, escrever tanto “currículo” quanto “curriculum vitae” está certo! 

Só é necessário ter atenção a um detalhe: não é ok misturar as duas expressões. Por exemplo, “currículo vitae” não está correto. Portanto, caso a sua intenção seja evitar repetições, usar as letras CV é uma boa opção. Anote a dica!  

Recrutador lendo currículo de candidato. Imagem ilustrativa sobre currículo ou curriculum.

Qual o melhor jeito de usar as expressões currículo ou curriculum?

Ao enviá-lo por e-mail, é necessário saber como empregar a expressão no corpo do texto. Pensando nisso, listamos algumas dicas para que você tenha sucesso nesta primeira etapa, confira:

  1. As expressões escritas em outras línguas, no caso em latim, devem estar em destacadas em itálico (I) ou entre aspas;
  2. O plural de currículo é currículos;
  3. Já o plural de curriculum é curricula

E em relação ao formato, há diferença entre currículo e curriculum?

Vale citar que existem divergências sobre o formato do que seria um curriculum vitae e o que seria um currículo.

Há quem afirme que o primeiro é mais extenso, composto por duas a três páginas e completo. Já o segundo é formatado tal conhecemos: uma página que deve resumir a sua trajetória.

Neste último caso, duas páginas raramente são usadas, mesmo que o profissional seja super experiente no mercado. Um currículo simples é crucial. 

Os outros significados da palavra

Uma curiosidade sobre a palavra é que ela também tem outros significados. De acordo com o Dicionário Michaelis, “currículo” também diz respeito ao ato de correr, a um atalho. Assim como pode ser programação de um curso escolar. Por exemplo: o currículo do curso de Jornalismo é repleto de disciplinas práticas. 

Agora que você descobriu como usar a expressão, acesse o nosso Modelo de Currículo 2020 e comece a fazer o seu profissional ainda hoje!

Recrutador analisando currículo de candidato. Imagem ilustrativa sobre currículo ou curriculum.

Mas e a diferença entre lattes e vitae?

Se você está pesquisando sobre currículos, provavelmente encontrou duas opções: o lattes e o vitae. Caso isso tenha te confundido, nós vamos te ajudar a simplificar a situação. Continue a leitura!

O curriculum vitae

O CV funciona como sua primeira apresentação para os recrutadores de um processo seletivo para alguma vaga. A partir dele a área de RH de uma empresa irá decidir se você continuará concorrendo à vaga, por exemplo. 

Neste documento, é necessário agregar informações de contato e dados pessoais básicos — nome completo, endereço, telefone e e-mail. Nele tambpém entram formações acadêmicas, experiências profissionais, habilidades e idiomas. 

O objetivo do currículo é convencer os recrutadores de que você é a melhor opção para aquela função. Para isso, alinhe as suas experiências aos pré-requisitos do posto de trabalho.

Dica: é indispensável modificar o CV de acordo com cada vaga que você vá concorrer, pensando nas prioridades e afinidades da sua trajetória com o cargo e a empresa.  

E, se a sua intenção é trabalhar no exterior ou em empresas multinacionais, recomendamos ter um currículo em inglês pronto para editar.

O currículo lattes

Já o currículo lattes é voltado para aquelas pessoas que pretendem realizar projetos de extensão, pesquisas científicas e participar de grupos de estudos no meio acadêmico.

Por exemplo, estudantes que querem começar a carreira na academia ou pesquisadores que almejam crescer na área, fazendo pós-graduação, mestrado e doutorado.

Ele também é necessário para quem esteja em busca de bolsas de agências de fomento à pesquisa científica, como as ofertadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Este tipo de currículo deve ser feito na Plataforma Lattes do CNPq. Nela, não é necessário criar um layout específico nem adequar o modelo para cada bolsa que for concorrida. Isso porque a intenção dela é padronizar todos os currículos acadêmicos e facilitar o acesso a eles online.  

Se você também quer saber como criar o modelo de currículo perfeito para cada situação, confira o nosso artigo sobre o tema sobre a diferença entre currículo lattes e vitae!

Imagem ilustrativa sobre redes sociais.

O currículo ou curriculum vitae nas redes sociais

Hoje em dia, para além de possuir diferentes edições do seu CV em PDF para enviar a diferentes processos seletivos, é fundamental criar o currículo no LinkedIn.

Nesta plataforma é possível divulgar o seu perfil, observar como o mundo corporativo tem atuado e acompanhar profissionais que sirvam de inspiração.

Além disso, nesta rede social você tem a oportunidade de se conectar com empresas onde sonha em trabalhar, aprender novos ensinamentos e descobrir oportunidades próximas a você. 

Tendo isso em mente, insira as informações mais relevantes da sua carreira. E, caso esteja iniciando, as experiências que agregam valor para a sua formação enquanto pessoa, estudante e futuro profissional. 

Além de todas os tópicos citados quando falamos sobre o curriculum vitae, no LinkedIn é possível publicar artigos, certificados e outros conteúdos que possam chamar atenção para o seu perfil e fortalecer a criação da sua marca pessoal. Não perca mais tempo!

4 thoughts on “Currículo ou curriculum: qual o jeito certo de escrever?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *