Homem digitando em computador. Imagem ilustrativa de curriculum vitae.
Categories:

Curriculum vitae: 5 pontos fundamentais para garantir sucesso

Na busca pelo emprego dos sonhos, convencer os recrutadores de que você é o melhor é uma das tarefas mais difíceis. De acordo com a Harvard Business Review, um empregador leva em média sete segundos para ler um currículo.

Portanto, em um mercado cada vez mais concorrido, investir tempo no desenvolvimento do seu curriculum vitae é uma atividade que trará retorno!

Por exemplo, erros ortográficos, falta de dados, fotos pessoais demais ou informações que não valorizam o candidato. Esses são alguns dos erros mais comuns que podem comprometer a conquista de vagas por um profissional. 

Mesmo que você tenha uma carreira sólida no mercado, com excelentes experiências profissionais, se não souber como se apresentar da forma correta no seu currículo, as empresas vão pensar duas vezes antes de te contratar. Afinal de contas, o curriculum vitae é como um cartão de visitas!

Por isso que, neste artigo, apresentaremos cinco pontos fundamentais em um currículo que, talvez, você não esteja dando tanta atenção. Siga a leitura!

Índice – Escolha por onde começar!

  1. A importância de uma boa formatação
  2. Vá direto ao ponto
  3. Driblando os softwares de leitura: uso de palavras-chave
  4. Não perca a vaga por bobeira: faça uma revisão do seu currículo
  5. Atenção àquilo que insere curriculum vitae: não minta

A importância de um curriculum vitae bem formatado

Você se lembra daquela frase “julgar um livro pela capa’’? Ela tem grande importância quando o assunto é curriculum vitae. Afinal, com tantas opções para analisar, os recrutadores precisam descartar ou aceitar estes documentos de forma rápida e prática. 

Logo, se a primeira impressão é a que fica, então é necessário que você tenha cuidado com a estética na hora de formatar o seu currículo!

Isso porque, você pode até ter um CV repleto de dados relevantes, descrições coerentes e um ótimo histórico acadêmico e profissional.

Porém, se todo esse conteúdo não estiver apresentado de forma visualmente adequada, as suas chances de ser selecionado para a vaga que tanto sonha podem diminuir!

Mulher pensativa em frente ao computador. Imagem ilustrativa de curriculum vitae

Atenção para os aspectos gráficos do curriculum vitae

Se atente para a hierarquização das informações, escolha das fontes, legibilidade dos textos e harmonia dos demais elementos. Então, é necessário que todas as informações do seu documento estejam bem segmentadas. Elas devem de fácil compreensão, para otimizar a leitura dos recrutadores.

Já no que se refere ao número de páginas, o recomendado é resumir tudo em uma. Afinal, o setor de RH não dispõe de muito tempo para avaliar cada currículo. Portanto, a primeira avaliação é feita por meio de uma leitura rápida. 

Nesse sentido, busque utilizar estilos de letras que já estamos habituados, pois estas facilitam a leitura. Recomendamos as fontes Arial, Verdana e Times New Roman. Em tamanho 12 para o corpo do texto, e 14 ou 16 para os títulos e os subtítulos. 

Em relação às cores, a própria cor automática do seu editor de texto pode ser usada. E preste atenção caso o seu curriculum vitae precise ser entregue impresso. É necessário utilizar uma folha de papel A4 na cor branca. 

Além disso, é válido ressaltar que em algumas áreas de trabalho, como publicidade e arquitetura trabalha-se com processos criativos. Portanto, para essas vagas, os recrutadores valorizam um portfólio virtual de qualidade tal qual um currículo inovador.

No entanto, se você não está concorrendo a uma vaga nessa área, o ideal é que siga um modelo de CV mais clássico!

Não fique com medo da formatação, nós temos um modelo de curriculum vitae pronto e gratuito para você! Acesse o nosso Modelo de Currículo 2020 e comece a fazer o seu ainda hoje!

Mulher segurando arquivo e comemorando em frente ao computador. Imagem ilustrativa de curriculum vitae.

Vá direto ao ponto

Tão importante quanto a organização e distribuição, a objetividade das informações é fundamental para um curriculum vitae de sucesso. Faça o exercício de se colocar no lugar do seu recrutador:

Com inúmeras opções para analisar, chega até você um currículo com três páginas. Nele, o candidato desenvolve de forma bem explicativa diversas experiências profissionais que não agregam em nada para a vaga em específico.

Então, qual seria a sua reação? Possivelmente descartaria o documento do candidato de primeira pela falta de tempo. 

Para evitar esse tipo de problema, é crucial que você busque formas de facilitar a leitura e a interpretação do avaliador. Então, seja sucinto. 

A fim de te ajudar a aprimorar a maneira como você tem se apresentado em vagas de trabalho, listamos abaixo dicas importantes para começar a sintetizar as informações e se destacar na hora de escrever o seu curriculum vitae. Anote aí!

#1 Pratique expressar suas ideias de forma sucinta

Você só irá conseguir desenvolver um tópico de maneira sucinta se estiver muito certo do que pretende comunicar. Nesse sentido, a incerteza traz consigo o risco de se perder durante as suas descrições, resultando em um leitor entediado ou confuso. 

Lembre-se que o assunto central do CV é sua experiência profissional. Sendo assim, é fundamental que você direcione a atenção do avaliador para seus pontos fortes.

A princípio, para começar a desenvolver essa habilidade, recomendamos que você elabore um pequeno roteiro com os tópicos-chave da sua carreira. E não se preocupe, com a prática, se torna cada vez mais fácil se expressar de maneira ágil. 

Homem escrevendo em papel enquanto acessa o computador. Imagem ilustrativa de curriculum vitae.

#2 Omita informações desnecessárias do seu curriculum vitae

Analise seu currículo se colocando no lugar de um leitor, lembrando que ele não sabe quem é você. Feito isso, pense se o impacto que você quer transmitir está sendo devidamente passado através de todas as suas descrições.

Tem algum detalhe que não se relaciona com a vaga que você pretende concorrer? O melhor a se fazer é descartá-lo!

Por exemplo, vamos supor que você é recém formado no curso de Administração e está preparando seu curriculum vitae para uma vaga no setor de gestão financeira. As aulas de violão que você fez durante a faculdade não são tão relevantes assim, certo?

Afinal de contas, sintetizar é ter a capacidade de resumir suas ideias em algo que seja breve e coerente. Nesse sentido, conforme você vai omitindo informações desnecessárias, sua capacidade de síntese se aprimora.

#3 Seja direto ao se expressar

Durante as explicações de seus objetivos e experiências profissionais, tenha certeza de que não está fugindo dos pontos-chave. Lembre-se que mais importante do que comunicar suas qualidades, é fazer com que o avaliador as valorize para a vaga.

Por isso, se atente às datas tanto de entrada quanto de saída das suas últimas vivências, colocando o mês e o ano. Pontue também seus maiores projetos e conquistas dentro de empresas anteriores, estágios, empresas juniores, como jovem aprendiz etc.

Pessoa acessando o computador. Imagem ilustrativa de curriculum vitae.

Driblando os softwares de leitura: uso de palavras-chave

Alguns termos chamam mais a nossa atenção do que outras. Por esse motivo, o uso dessas palavras-chave não apenas facilitarão a interpretação do RH, como também de possíveis softwares de leitura. 

Como assim? Hoje em dia, muitas empresas não se submetem à avaliação de pilhas de currículos. Elas utilizam determinados sistemas para fazer a triagem dos candidatos. 

Para encontrar as palavras-chave ideais para seu CV, recomendamos que você expressões utilizadas na descrição da vaga e usar verbos de ação – eles destacam suas realizações. 

Abaixo estão as melhores palavras-chave de algumas áreas de atuação, segundo o site ViaCarreira

  • Desenvolvimento: Javascript, HTML, Android, GIT, bootstrap, AWS, ASP Net, CSS, SQL, Android Studio, PHP, Python, Ruby, Ajax.
  • Marketing: Social Media, SEO, Display retargeting, Analytics, Mail marketing, Google Adwords, Search, App e CRM.
  • Finanças: análise financeira, planejamento financeiro, contabilidade, fluxo de caixa, Excel, contas a pagar, cobrança, auditoria e crédito.
  • Tecnologia da Informação: Develops, Windows Server, Apache, Pen Test, Configuration Management, Azure, Bash Script, agile, Linux, Cloud, System Administration, Firewall, redes.
  • Design: UX, UI, experiência do usuário, CSS, graphic design, Adobe XD, animate, identidade visual, agile, web, design thinking.
  • Gestão de Negócios: business development, análise de dados, operações, product management, gestão de projetos, marketing de vendas e agile.

Não perca a vaga por bobeira: faça revisões do seu curriculum vitae

Já pensou ser qualificado para a vaga dos seus sonhos e acabar perdendo a oportunidade por um deslize que poderia ter sido facilmente evitado?

Para se precaver disso, quando você achar que finalizou seu currículo, releia todo o documento atenciosamente, com calma e mais de uma vez. E se achar necessário, faça uma pausa antes de revisar e retorne com a mente mais fresca e pronta para identificar qualquer irregularidade.

Outra sugestão é enviar seu CV para feedback de algum amigo, mentor ou colega. Se as pessoas próximas à a você julgarem que um ponto não está legal, é provável que alguém do RH também ache!

E quais pontos são importantes focar no momento da revisão? Todos, mas alguns são ainda mais fundamentais como: ortografia, organização das informações, erros de formatação, foto e redes sociais.

Você tem vontade de trabalhar fora? Então não deixe de ter um currículo em inglês para tentar as oportunidades no exterior!

Homem e mulher lendo arquivo em frente ao computador. Imagem ilustrativa de curriculum vitae.

#1 Ortografia e digitação

Ler um texto com palavras escritas erradas, pontuações inadequadas e informações desorganizadas causa um certo desconforto.

Aliás, normalmente a primeira questão que surge é “currículo ou curriculum: qual o jeito certo de escrever?’’, mas não se preocupe: temos um artigo que vai sanar sua dúvida. É só clicar aqui!

#2 E a foto?

A foto é um ponto que merece sua atenção, afinal é a primeira imagem que a empresa irá receber de você. Por isso, se for exigido enviá-la, opte por fotografias de alta qualidade e postura profissional: com fundo branco e roupa e posição coerentes com sua profissão.

#3 Redes sociais

Você deve estar se perguntando por que suas redes sociais estariam em um tópico de revisão. Bom, acontece que hoje em dia passamos tanto tempo no Instagram, Facebook etc., que essas redes já fazem parte da nossa identidade. Mas o que isso tem a ver com processos seletivos?

As empresas usam as redes sociais para conhecer melhor os candidatos, conferindo se a forma como eles se expressam é coerente com os valores da corporação

Se você é uma pessoa que usa bastante o Twitter para reclamar das situações da vida, não vai querer um recrutador seja surpreendido com certos comportamentos.

Então, neste caso, talvez o melhor a se fazer seja deixar a sua conta fechada no período em que está concorrendo a vaga. Isso porque, ainda que você não informe seu perfil no currículo, a empresa pode te encontrar!

Atenção àquilo que insere curriculum vitae: não minta

Os recrutadores são experientes e conseguem, com facilidade, detectar mentiras dos currículos, como o aumento de habilidades. Então, se você entende inglês mas ainda não é fluente, não coloque no seu currículo “inglês fluente’’.

Isso porque, na entrevista, é possível que, por meio de uma série de perguntas-chave, os profissionais de RH identifiquem a falta de coerência do candidato.

Agora que você já sabe quais pontos são fundamentais no processo de criação do CV, é hora de fazer o seu e tentar a vaga que tanto sonha. A Equipe da Candidato de Sucesso te deseja boa sorte!

One thought on “Curriculum vitae: 5 pontos fundamentais para garantir sucesso

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *