Mulher jovem fazendo network pelo computador. Imagem ilustrativa sobre LinkedIn Learning.
Categorias:

LinkedIn Learning: faça os melhores cursos online da plataforma

 

 

Frente à nova realidade apresentada em 2020, a busca por cursos online cresceu consideravelmente no Brasil. Com isso, plataformas como o LinkedIn Learning e a Udemy se mostraram excelentes opções para aprofundar conhecimentos em diferentes áreas.  

Considerando esse cenário, se atualizar se tornou mais fácil: é possível realizar as oficinas de acordo com os horários e rotinas de cada pessoa, sem sair de casa e por preços mais baixos do que as experiências presenciais. 

Se você tem a intenção de aprender e ser um profissional bem qualificado, este artigo é para você. Nele, comentamos o que é o LinkedIn Learning, qual a sua importância e ainda destacamos os cinco cursos mais procurados para você se inspirar. Continue a leitura!

Índice – Acesse as informações na ordem que preferir!

  1. Conheça o LinkedIn e os seus benefícios para bons profissionais
  2. O que é o LinkedIn Learning?
  3. Como acessar essa plataforma?
  4. Como obter o certificado do LinkedIn?
  5. 5 cursos do LinkedIn Learning para aprimorar habilidades
Mulher digitando em um teclado branco. Imagem ilustrativa sobre LinkedIn Learning.

LinkedIn: como funciona a maior rede profissional do mundo?

O LinkedIn é uma rede social voltada para o mercado de trabalho. E o que a diferencia de outros apps, como o Facebook ou o Twitter, é o seu direcionamento para relações profissionais. Ou seja, as interações nessa plataforma possuem uma certa etiqueta própria e podem ter reflexos na carreira dos usuários. 

Afinal, a proposta do LinkedIn é proporcionar uma rede de contatos, em que é possível se atualizar sobre os acontecimentos e tendências do mercado. Mas também, estabelecer networking e ter acesso a novas vagas de emprego, de acordo com as áreas desejadas. 

Como fazer parte do LinkedIn?

Para se somar aos milhões de usuários da rede social e ter um currículo acessível de forma virtual, é preciso criar um perfil. Ele deve conter informações como: dados de contato, formações acadêmicas e histórico profissional. Além disso, é possível cadastrar certificados, voluntariados, publicações e idiomas, por exemplo. 

Já para chamar a atenção para o seu perfil logo em um primeiro momento, ter um resumo interessante faz toda a diferença. Nele, é inserida uma breve descrição sobre quem é você e o que almeja enquanto profissional. E também vale a pena adicionar links para sites, blogs ou portfólios externos. 

Após essa primeira etapa, é hora de se conectar com seus contatos e colegas de trabalho. Ao fazer as “conexões” no LinkedIn, busque focar em pessoas que estão relacionadas à sua área de atuação e que já trabalharam com você. 

E, caso ainda não possua experiência, faça contatos com quem estudou e atuou em cargos de empresas juniores, ONGs, estágios ou projetos de extensão, por exemplo.

O que é o LinkedIn Learning?

Lançado em 2016, o LinkedIn Learning é uma plataforma interna do LinkedIn que oferece vídeos e cursos sobre diversos temas do mundo corporativo. 

No total, há mais de 16 mil cursos disponíveis, sendo que boa parte deles está em português. A proposta deste espaço online é fazer com que os usuários da plataforma profissional aprendam a desenvolver habilidades pessoais e técnicas para desempenharem ainda melhor suas funções.

Como ter acesso ao LinkedIn Learning?

Para acessar as aulas e vídeos é necessário ter uma conta Premium no LinkedIn ou fazer parte de uma empresa que disponibilize os cursos para a equipe. Outra possibilidade é acessar os conteúdos gratuitamente por um mês e, em seguida, fazer sua assinatura. 

As assinaturas variam entre planos mensal e anual, de acordo com o objetivo do usuário. E, com elas, se tem acesso a recursos como exercícios para praticar o conteúdo aprendido, possibilidade de assistir as aulas pelo celular ou computador, e acesso offline. 

Já sobre os conteúdos oferecidos, a plataforma se divide em três áreas: Negócios, Criativo e Tecnologia. Sendo a primeira sobre estratégias e gestão de negócios, a segunda relacionada a áreas de criação, e a última sobre tecnologias como TI, por exemplo. 

A partir disso, quem possui perfil no LinkedIn Learning pode navegar por eles da seguinte forma:

  1. Vídeos: são a base dos cursos e podem ser acessados separadamente. Normalmente, eles comentam sobre dicas e conceitos para os profissionais e têm durações de tempo variadas; 
  2. Cursos: eles possuem níveis distintos de dificuldade – iniciante, intermediário e avançado – e de duração;
  3. Rotas de Aprendizagem: enfim, as rotas são compostas por compilações de cursos relacionados. Elas pretendem aprofundar os conhecimentos sobre certos tópicos.

Dessa forma, ao acessar o site, cada profissional pode escolher por onde começar e sobre quais temas prefere estudar, de acordo com as suas demandas e horários. 

Grupo de jovens de diferentes etnias reunidos alegremente na frente de um notebook. Imagem ilustrativa de cursos no LinkedIn Learning.

Como obter o certificado do LinkedIn Learning?

Muitos profissionais têm uma certa urgência por certificados para comprovação de horas e conhecimentos. Afinal, ter cursos que respaldam as suas habilidades aumentam as suas chances de se destacar em processos seletivos. 

Desse modo, o LinkedIn Learning se mostra como uma ótima opção para evidenciar o seu perfil e agregar credibilidade ao seu curriculum vitae. Isso porque, ao finalizar cursos na plataforma, são gerados certificados automaticamente e que podem ser exibidos na aba “Licenças e Certificados” do perfil.

5 cursos do LinkedIn Learning para aprimorar soft skills e hard skills

Desenvolver competências técnicas e habilidades interpessoais é muito importante para a carreira de qualquer profissional. Experiências vividas e desafios enfrentados no dia a dia profissional possibilitam que cada um desenvolva certas áreas de conhecimentos. 

No entanto, estar em busca constante por qualificação e aprimoramento de soft skills e hard skills é fundamental para a projeção de um funcionário dentro da empresa em que atua e na sua trajetória pessoal. 

Além disso, ao fazer cursos e treinamentos, candidatos de processos seletivos conseguem melhores oportunidades e posições no mercado de trabalho. Com isso, os cursos online se transformam em grandes aliados em um ambiente cada vez mais competitivo.

Abaixo listamos os cinco cursos do LinkedIn Learning que podem te ajudar a chegar mais longe mesmo diante de momentos de crise e cenários difíceis. Confira!

#1 Técnicas de Comunicação Interpessoal

Saber se comunicar de maneira eficaz e não-violenta com colegas de equipe, de trabalho e demais funcionários da empresa é essencial para estabelecer boas relações no ambiente de trabalho. 

Para isso, este curso é proposto para iniciantes e tem duração de 36 minutos. Suas aulas pretendem ajudar os alunos saber como interpretar sinais não verbais, entender quando falar ou não, e por onde se comunicar – e-mail, telefonema ou pessoalmente -, além de outros ensinamentos. 

#2 Como Vencer a Procrastinação

A procrastinação pode afetar o trabalho de uma pessoa em diversos aspectos. Por isso, neste minicurso de apenas 20 minutos, a instrutora expõe algumas questões para refletir sobre o tema e encontrar formas de sair desse ciclo. Ela também apresenta estratégias para evitar que o hábito de procrastinar atrapalhe os seus objetivos. 

#3 Como Desenvolver a Resiliência

Entre as soft skills mais importantes em um cenário de crise está a resiliência. Para desenvolver essa habilidade e saber lidar de forma mais tranquila com as adversidades que possam surgir ao longo da sua carreira, vale a pena conferir este curso. No total, são 17 vídeos, totalizando 41 minutos.

#4 Excel para Iniciantes: Tabelas Dinâmicas

Saber trabalhar com o Excel é essencial para criar relatórios e analisar resultados. Portanto, independente da sua área de trabalho, ter conhecimentos básicos sobre esta ferramenta pode mudar a sua forma de lidar com os dados no dia a dia. São quase 30 minutos de curso com as melhores dicas sobre o tema.

#5 Fundamentos de Gestão de Tempo

Gerenciar o próprio tempo é um desafio e tanto. Pensando nisso, o LinkedIn Learning disponibiliza este curso com quase 3h de conteúdos sobre como gerir as tarefas do trabalho e fugir do rótulo de multitarefas. Clique no link acima e veja como as aulas podem facilitar a sua rotina.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e continue navegando pelo nosso site. Aqui você aprende tudo o que precisa saber sobre como se sair bem ao enviar currículos, cartas de apresentação, participar de entrevistas, entre outros temas. O Candidato de Sucesso é o seu portal sobre processos seletivos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *