Mulher jovem enquanto escreve em um caderno. Imagem ilustrativa de carta de apresentação para emprego.
Categorias:

Carta de apresentação para emprego: 4 modelos prontos para baixar

A cada ano, diversos processos seletivos oferecem vagas de emprego por todo o país. E, para se candidatar, são pedidos documentos como currículo, referências e carta de apresentação para emprego. 

Portanto, se neste exato momento você está participando de um processo seletivo e precisa escrever a melhor carta de apresentação excelente, está no lugar certo. Neste artigo, comentamos tudo o que você precisa saber para sair na frente dos concorrentes. 

Além disso, também disponibilizamos cinco modelos de carta de apresentação para baixar e se inspirar. Então, siga a leitura e tire todas as suas dúvidas!

Índice – Comece agora mesmo!

  1. O que é uma carta de apresentação?
  2. 4 modelos para baixar e se inspirar
  3. Qual é a diferença entre carta de apresentação e de referência?
  4. Faça a melhor carta em 5 etapas
  5. 8 dicas de ouro para a melhor carta de apresentação
  6. Qual a melhor forma de enviar a carta?

Mulher jovem escrevendo em um bloco, em frente ao notebook. Imagem ilustrativa de carta de apresentação para emprego.

O que é a carta de apresentação para emprego?

A carta de apresentação para emprego ou carta motivacional é um documento complementar ao currículo. E, ao ler isso, é comum pensar que o seu conteúdo seja uma transcrição do CV.

No entanto, apesar de ser escrita com a mesma seriedade, ela precisa ir além do que é dito no curriculum vitae. Para isso, é fundamental contar brevemente a sua trajetória profissional e demonstrar por que você é a melhor opção para aquela vaga. 

Ou seja, a partir das suas experiências e resultados obtidos, a carta deve convencer os avaliadores a convidá-lo para a entrevista. Reflita: 

  • Quais são as minhas melhores habilidades, experiências e desafios que enfrentei e me saí bem? 
  • Como isso pode contribuir para a empresa?

A partir das respostas, faça um rascunho da sua carta inspirada nos modelos abaixo!

4 modelos de carta de apresentação para emprego: baixe e se inspire

Abaixo estão cinco formatos de carta de apresentação: para emprego, jovem aprendiz, primeiro emprego, estágio e com a indicação de alguém da empresa. E abaixo de cada uma está o arquivo em PDF para baixar gratuitamente e usar a hora que for necessário.

Ressaltamos que os exemplos abaixo são para se inspirar. Isto é, adaptar a carta de acordo com o seu histórico profissional e a cultura da empresa é fundamental para garantir o seu sucesso. 

Logo, pense sobre o seus objetivos antes de redigir o texto que garantirá a sua vaga na empresa dos sonhos!

Carta de apresentação para emprego

João da Silva Santos

Gerente comercial 

Carla Gomes Peixoto

Diretora de Recursos Humanos

XYZ Ltda.  

Av. Brasil, nº 5000 – Rio de Janeiro/RJ

Senhora Carla Gomes Peixoto, 

Entro em contato para expressar meu interesse na vaga de gerente comercial, anunciada pelo LinkedIn da XYZ Ltda. Creio que as minhas habilidades e competências são adequadas para a posição e acredito que posso auxiliar para elevar consideravelmente o nível de satisfação dos clientes da sua conceituada companhia. 

Minha atitude profissional é focada em resultados. O que pode ser comprovado pelo meu histórico de sucesso com crescimento médio de 45% no número de vendas da empresa onde trabalhei nos últimos três anos. Durante este período, também fui responsável por treinamentos e qualificações da equipe de vendas. 

Estou seguro de que posso fornecer os resultando que estão buscando. E tenha grande interesse em participar de uma entrevista presencial para que possa comentar meu percurso na área comercial. 

Agradeço sua consideração.

Atenciosamente, 

João da Silva Santos

joaodasilvasantos_2@meuemail.com

(21) 9 7777 7777

→ Carta de apresentação para Jovem Aprendiz

José Costa Melo

R. das Flores, nº 85 – Centro – Aracaju/SE | (79) 9 9999 9999 | E-mail: josecm123@meuemail.com 

A//C Jordano Barros Oliveira

Gerente do Setor de Recursos Humanos

Lojas Laranjeiras

Av. Principal, nº 5000 

Aracaju/SE

Prezado Sr. Oliveira,

Gostaria de me candidatar na modalidade de Jovem Aprendiz para a vaga de vendedor, a qual foi divulgada através do Centro de Integração Empresa-Escola de (nome da cidade). Segue em anexo meu curriculum vitae para avaliação.

Atualmente, curso a 2ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Paulo Freire. Além disso, também realizei cursos informática e estou estudando para entrar na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Futuramente, tenho a intenção de seguir carreira como administrador por meio da graduação em Administração.

Entre as minhas qualidades, posso destacar a organização, a capacidade de liderança e a facilidade de aprendizado. Acredito que utilizando esses pontos fortes posso contribuir para o trabalho na empresa, auxiliando-o a alcançar objetivos e metas. E, com essa oportunidade, também poderei me desenvolver enquanto cidadão e profissional.

Deixo claro o meu interesse pela oportunidade de fazer parte da sua equipe e estou à disposição para possíveis dúvidas. 

Atenciosamente, 

José Costa Melo

→ Carta de apresentação para primeiro emprego

Alfredo Rios Sousa

Diretor de Recursos Humanos

Empresa ABC

Av. Brasil, nº 5000

Rio de Janeiro/RJ

Prezado Sr. Alfredo R. Sousa, 

Gostaria de expressar meu interesse na vaga de auxiliar administrativa publicada nas redes sociais da sua empresa. Sou estudante do Ensino Médio da Escola Estadual João Maria Sousa e participo de diversos oficinas sobre mercado de trabalho. 

Também realizei cursos de informática e auxiliar administrativo no SENAC, onde adquiri conhecimento nas principais rotinas que envolvem a área de administração de uma empresa. Sou organizada, flexível e possuo facilidade de aprendizagem. Além disso, proatividade e criatividade completam meu perfil. 

Estou em busca de desenvolvimento profissional e acredito que fazer parte da sua empresa é uma excelente oportunidade de auxiliá-los ao mesmo tempo que aprendo mais sobre o setor. 

Estou à disposição para esclarecimentos e aguardo contato. 

Cordialmente, 

Joana Ribeiro

joanaribeiro123@meuemail.com 

(24) 9 6666-7777

→ Carta de apresentação de indicado por alguém da empresa

Seu Nome

Cargo para o qual está concorrendo

Telefone para contato

E-mail

Prezada Sra. Angela Buarque,

Segundo indicação do Sr. Sérgio Martins, envio meu curriculum vitae para avaliação. 

Há dois anos trabalho como designer gráfico na Agência J&J, desenvolvendo diferentes produtos para 40 clientes da região. Também sou ministro oficinas sobre os princípios do design para aproximadamente 150 adolescentes nas escolas públicas da cidade desde fevereiro do ano passado. 

Durante esse período, pude aprender a trabalhar em grupo e a me comunicar bem com públicos de diferentes idades e realidades sociais. Também possuo conhecimentos no pacote Adobe, principalmente com Photoshop e InDesign. 

Neste momento, estou em busca de novos desafios no mercado de trabalho, com o objetivo de me desenvolver profissionalmente e de crescer qualitativamente. Acredito que, unindo minhas habilidades e competências, possa contribuir para a melhoria dos resultados da sua empresa.

Agradeço a atenção e espero poder fazer parte da sua equipe de Design. 

Atenciosamente, 

Rodolfo Oliveira

Entenda a diferença entre carta de apresentação para emprego e de referência

É muito importante não confundir esses dois tipos de carta na hora de enviar os seus documentos ao setor de Recursos Humanos da empresa. Isso porque elas têm propósitos diferentes e devem ser enviadas separadas.

Carta de apresentação versus Carta de referência

A carta de apresentação é escrita por você a respeito da sua trajetória enquanto profissional, ressaltando os motivos que te destacam dos demais e que fazem com que você seja o mais qualificado para o posto. 

Enquanto isso, a carta de referência é feita pelo seu último empregador. No texto, ele deve inserir qual cargo você assumiu, durante qual período. E, também, afirmar que você foi competente durante o tempo que trabalhou naquela empresa. Confira um breve exemplo:

Declaramos para os devidos fins que o Sr./ a Sra. ____________________, inscrito(a) sob o CPF nº ________________, portador(a) da CTPS ___________________, foi nosso(a) colaborador(a) entre __________ e _______, exercendo a função de ____________ como seu último cargo na nossa empresa. Não consta em nossos arquivos nada que desabone sua conduta profissional. Atestamos que está apto(a) para desempenhar uma nova função em outra empresa. 

Nome da cidade, ____ de _________ de ______.

____________________________

Assinatura da empresa.

Ressaltamos que tais cartas só devem ser enviadas quando pedidas. Caso contrário, apenas o currículo será o suficiente para a primeira avaliação.

Mulher jovem escrevendo em um caderno. Imagem ilustrativa de carta de apresentação para emprego.

As 5 etapas para a melhor carta de apresentação para emprego

Fazer uma carta motivacional pode gerar um certo receio em candidatos, mas garantimos que estruturá-la e acrescentar as suas informações não é tão difícil quanto parece. 

Então, para facilitar esse processo, indicamos as cinco etapas fundamentais para escrever a carta facilmente e em pouco tempo. Confira abaixo cada passo:

1ª etapa: Coloque os dados do destinatário e a saudação

As primeiras linhas da carta devem conter os seguintes dados: 

  • Nome da pessoa responsável pelo processo
  • Cargo que ela ocupa no setor de RH
  • Nome da empresa
  • Endereço
  • Cidade/Estado
  • Saudação

Exemplo:

A/C Jussara Marques 

Diretora do setor de Recursos Humanos

Empresa P&P

Avenida Brasil, nº 200

Rio de Janeiro/RJ

Prezada Sra. Marques, 

2ª etapa: Introduza a carta com a sua experiência

No primeiro parágrafo, a carta será introduzida. Ou seja, comente quem é você, o que faz, o que estudou e por que tem interesse por aquela vaga em específico. 

Exemplo:

Com 5 anos de experiência em gestão de mídias sociais e produção de campanhas de marketing para empresas de energia solar, pós-graduação em Redes Sociais pela WIS e cursos de longa duração de Marketing Digital, acredito que minhas vivências podem contribuir e gerar valor para a empresa P&P. 

Ao encontrar o anúncio para a vaga de Gerente de Mídias Sociais no InfoJobs, notei que meus conhecimentos estão diretamente relacionados às competências pedidas e são adequadas para o cargo. 

3ª etapa: Explique como você pode contribuir sendo contratado

Na sequência, se promova a partir das suas experiências. Pratique o seu marketing pessoal utilizando os resultados obtidos em empregos anteriores. Justifique por quais motivos você deve ocupar aquela posição e os diferenciais que pode agregar sendo contratado.

Exemplo:

Devido às minhas habilidades de liderança de equipe e comunicação eficaz, sou capaz de inspirar e motivar equipes. Mesmo durante uma situação de crise enfrentada durante o ano passado na empresa em que trabalhei, promovi o aumento dos lucros do e-commerce em 40% em X meses. Além disso, tenho grande conhecimento em ferramentas do Pacote Adobe e prática em plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.  

4ª etapa: Apresente suas motivações e agradeça

Por fim, a hora de finalizar o texto, lembre-se de apresentar os motivos que fazem com que você se interesse por aquela vaga: como ela pode acrescentar à sua formação profissional e evolução, por exemplo. Exemplo:

Assumir este cargo é uma excelente oportunidade para aplicar as técnicas mais atuais de marketing digital do mercado, gerando resultados positivos para a P&P, aumentando lucros e o número de compradores ativos. 

Estou seguro que minhas habilidades e competências podem agilizar este processo. 

Agradeço sua consideração e me coloco à disposição para quaisquer dúvidas.

5ª etapa: Finalize com sua assinatura e dados pessoais

Então, assine seu nome completo e inclua seus contatos. Confira:

Atenciosamente, 

Luiz Bezerra

(DDD) 9 1111 1111

bezerraluiz_rj@meuemail.com 

8 dicas de ouro: seja o candidato de sucesso com a sua carta de apresentação para emprego 

Se você chegou até aqui, já deve estar mais tranquilo em relação à escrita da carta. E, para fechar com chave de ouro, aqui estão oito dicas que irão destacar a sua carta das demais, aumentando suas chances de alcançar o tão sonhado emprego. 

#1 A cultura da empresa é sua aliada

Preste bastante atenção ao texto de divulgação da vaga. Isso porque, nele estão as principais dicas do que você precisa adicionar no currículo e na carta de apresentação para emprego.

Então, confira os pré-requisitos e o perfil do candidato, e veja quais os pontos em comum com o seu histórico profissional. 

Em seguida, pesquise como a empresa se comporta no mundo corporativo. Procure o nome dela no Google, confira notícias sobre e acesse as redes sociais dela. A partir disso, se torna mais fácil compreender o perfil dela e de seus funcionários. 

Uma boa opção é buscar a página dela no LinkedIn e conferir se quem trabalha lá possui pontos em comum. Por exemplo, se o seu objetivo é fazer parte do setor administrativo de uma empresa de advocacia, muito provavelmente o perfil dos colegas de trabalho será mais formal. 

A partir dessa análise, pense sobre a linguagem da carta de apresentação e quais pontos são mais importantes de serem inseridos.  

#2 Adaptação é a palavra-chave dos processos seletivos

Cada oportunidade de trabalho apresenta características diferentes e pede uma carta específica. Afinal, se o foco é chamar a atenção do avaliador e convencê-lo que você deve ser o escolhido, é essencial relacionar a sua trajetória com a cultura da empresa.

Dessa forma, adapte o seu texto de acordo com cada oportunidade. E isso vale tanto para o curriculum vitae quanto para a carta motivacional. Ambos devem estar alinhados e relacionados ao que é pedido em cada vaga e instituição. 

#3 Entenda o poder das palavras-chave

Hoje em dia, boa parte dos processos de recrutamento é feito online. Com isso, bancos de vagas utilizam robôs para ler previamente os documentos. E, caso as palavras-chave apresentadas no edital da vaga não estejam presentes em nenhum lugar da carta ou do CV, eles podem ser descartados. Isso antes mesmo de chegarem às mãos do setor de RH. 

Com isso, afirmamos a importância de estar atento aos pré-requisitos. Desse modo, você não só personaliza a sua carta motivacional, mas também se aproxima do que a empresa quer. 

Por exemplo, se é pedida o soft skill de “criatividade”, escreva como a sua criatividade influenciou positivamente experiências passadas de trabalho.

#4 Menos é mais: a formatação ideal

Para a maioria dos cargos, a formatação tradicional é a mais usada. Isso significa que utilizar papel branco, texto em preto e optar por uma fonte em tamanho e estilo legível é recomendável.

As fontes Georgia, Arial e Times New Roman em tamanho 11 ou 12 são bons exemplos. E os modos negrito e itálico não devem ser usados em excesso para não prejudicar a leitura. 

E em relação à linguagem, é interessante levar em conta o estilo da empresa. Se o tom for mais jovem, não há problema em ter um vocabulário menos formal. Já se a sua área for relacionada a advocacia ou contabilidade, a formalidade é mais indicada. 

#5 Atenção aos erros de digitação e português

Ao enviar uma carta de apresentação para emprego com erros de ortografia, concordância ou de digitação, a impressão que fica é de que não houve um cuidado na hora de revisar sua carta. Portanto, a sua imagem para aquela empresa pode ser afetada. Logo, revise a carta mais de uma vez após terminá-la.

#6 Não copie e cole as cartas na íntegra

Devido à grande variedade de cartas prontas presentes na internet, candidatos podem pensar que os recrutadores não receberão uma igual às deles. Contudo, quem trabalha em seleções está acostumado a ler várias cartas e, com isso, já sabem quando houve uma cópia. Ou mesmo quando elas não têm relação com o CV do aspirante ao cargo. 

Por isso, use os nossos modelos como inspiração e não como um texto único. Nossas cartas serão um guia para que você faça o seu melhor!

#7 Uma página é suficiente

A objetividade é um ponto básico quando o assunto é processo seletivo. Logo, saber o que se quer é fundamental na hora de escrever a carta de apresentação para emprego. Ela deve conter entre 150 e 500 palavras máximo.

A intenção é destacar os seus pontos fortes e fazer com que o RH te convide para a entrevista.

#8 Pontos negativos não entram na carta

Mesmo que você não cumpra com todas as características que o cargo propõe, deixe tais detalhes de fora da carta. Uma vez que o princípio deste documento é enfatizar as suas capacidades de atuar como funcionário daquela área, esse tipo de conteúdo negativo pode afetar sua credibilidade. 

Normalmente, o momento em que pontos fracos e fortes são abordados é a entrevista. Então, esteja preparado para falar sobre tais informações na seguinte etapa. Saiba mais sobre entrevistas de emprego clicando aqui.

Mulher jovem escrevendo em um caderno. Imagem ilustrativa de carta de apresentação para emprego.

Como enviar a sua carta de apresentação para emprego?

Hoje em dia, as três formas mais comuns de enviar uma carta de apresentação são: via bancos de empregos, por e-mail ou pessoalmente. Confira abaixo nossas sugestões para cada situação:

Pessoalmente

Caso seja pedido que a carta de apresentação seja entregue diretamente à empresa: 

  • Imprima o texto em folha branca de formato A4;
  • Coloque ela junto ao currículo dentro um envelope pardo com o seu nome;
  • Vista-se de acordo com o perfil da empresa e leve até o local indicado.

Banco de vagas

Nesta situação, cheque qual o formato pedido. Isso porque alguns sistemas registram como inválidos arquivos em outros formatos que não o exigido. Os mais pedidos são, normalmente, PDF e Word. 

Por e-mail

Por fim, caso a opção seja enviar por e-mail, confira se o edital exige algum assunto que precisa ser escrito no e-mail, por exemplo: “Vaga de estágio 2021”.

Outra opção é inserir essa carta no corpo do e-mail em que for enviado o currículo, caso não seja obrigatório o envio de uma carta em anexo, por exemplo.

Temos certeza que, se você chegou até aqui, está super preparado para escrever a sua melhor carta de apresentação e se destacar dos demais candidatos. Não perca mais tempo, comece agora mesmo!

Um comentário em “Carta de apresentação para emprego: 4 modelos prontos para baixar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *