Homem jovem com cartas de apresentação para estágio.
Categorias:

Carta de apresentação para estágio: Passo a Passo + Modelo para Baixar

Fazer estágio é uma etapa muito importante da vida de um estudante. E conquistar a vaga dos sonhos e aprender com as empresas, é necessário passar por algumas etapas antes. Entre elas está o envio da carta de apresentação para estágio e do currículo. 

Muitos candidatos se sentem inseguros quando precisam redigir estes documentos. Afinal, boa parte deles ainda não possuam muitas experiências profissionais e têm receio de enfrentar concorrentes mais qualificados. 

Pensando nisso, separamos as melhores dicas para ajudar quem está vivendo este momento e quer se sobressair no processo seletivo. Continue a leitura e descubra como ser o candidato de sucesso!

Índice – Decida por onde começar!

  1. Entenda a diferença entre currículo e carta de apresentação
  2. Passo a passo infalível para fazer a sua carta
  3. 5 tópicos que não podem faltar na carta de apresentação
  4. Como enviar a carta de apresentação para estágio
Jovem escrevendo uma carta de apresentação para estágio.

Entenda a diferença entre currículo e carta de apresentação para estágio 

Na hora de fazer o curriculum vitae para estágio e escrever a carta de apresentação, é comum ficar em dúvida sobre qual a diferença entre os dois. Afinal, o objetivo de ambos é chamar a atenção dos recrutadores e fazer com que os aspirantes ao cargo sigam para a entrevista

E, mesmo que a pessoa ainda não possua um histórico profissional concreto, participações em projetos de extensão, empresas juniores, iniciações científicas, intercâmbios ou voluntariados são bons exemplos do que comentar. 

O curriculum vitae

O currículo é o documento que será visto primeiro pelo setor de Recursos Humanos da empresa. Nele, devem estar dados sobre formação educacional, contato, habilidades, competências e idiomas, por exemplo. Ele funciona como um resumo da trajetória do candidato. 

A carta de apresentação

Enquanto isso, a carta de apresentação ou motivacional contém aquelas informações que não couberam no CV. Ou seja, ela é um complemento e não um resumo dele. 

Na carta serão descritas experiências, habilidades e situações que comprovam a capacidade de atuar naquele cargo, contribuindo para a empresa. É fundamental relacionar tais vivências aos pré-requisitos exigidos para aumentar as chances de conquistar o posto. 

Passo a passo infalível para fazer a sua carta de apresentação para estágio

Antes de começar a escrever sua carta para estágio, ressaltamos que para cada vaga ela deve ser adaptada. Isso porque as empresas costumam pedir competências específicas de acordo com a sua cultura e princípios

É a personalização que exalta o interesse por aquele cargo ou instituição em específico. Portanto, conhecer a forma como a empresa se comporta no mercado e como funciona internamente pode ajudar muito neste momento de adaptação do texto. 

Confira abaixo o passo a passo para fazer a melhor carta de apresentação para estágio:

1)  Escreva as informações de quem vai receber a carta

Quando for estudar a cultura da empresa, o candidato deve estar atento ao time de RH e, com isso, buscar descobrir quem irá receber o documento. Sabendo isso, as primeiras linhas da carta devem conter os seguintes dados: 

  • Nome da pessoa responsável no RH
  • Cargo que ela ocupa
  • Nome da empresa
  • Endereço
  • Cidade/Estado

Exemplo:

Juliana Chagas 

Diretora do setor de Recursos Humanos

Hotel Brasileiro

Avenida Paulista, nº 1001

São Paulo/SP

2) Apresente-se e diga a qual vaga quer concorrer

Na primeira parte da carta é feita uma breve introdução e apresentação do candidato. Portanto, ela deve conter informações a respeito de quem ele é, o que faz, o que estudou e por que tem interesse naquela vaga. 

Exemplo:

Prezada Sra. Chagas,

Gostaria de me candidatar à vaga de estágio para Recepção, a qual foi divulgada através do LinkedIn da Rede de Hotéis Brasileiros. Segue em anexo meu curriculum vitae para avaliação.

Atualmente, sou estudante do curso de graduação em Turismo na Universidade Estácio de Sá, onde direcionei meus estudos para as áreas de governança e recepção. Além disso, também sou fluente em inglês e alemão, com certificados de Cambridge e do Instituto Goethe, respectivamente.

3) Faça a contextualização e diga como pode contribuir 

A segunda parte é aquela em que o foco está no marketing pessoal. Isto é, o aspirante ao cargo deve se promover a partir das suas vivências, assim como dos desafios encontrados e solucionados em situações anteriores. 

Também é importante escrever os motivos pelos quais aquele cargo deve ser dele e quais diferenciais ele pode agregar sendo contratado.

Exemplo:

Devido às minhas habilidades de liderança de equipe e comunicação eficaz, sou capaz de inspirar e motivar equipes, mesmo diante de adversidades ou cenários complexos. Além disso, possuo conhecimento avançado nos sistemas de gerenciamento de reservas Omnibees e Desbravador e de rotinas de check-in e check-out. 

4) Explique suas motivações e agradeça

Já no último parágrafo, é hora de explicar por que aquela vaga é interessante. Deixe claro o motivo que faz de você o melhor candidato, diga como trabalhar na empresa atuando naquele cargo pode te ajudar a crescer enquanto profissional. 

Exemplo:

Assumir este cargo é uma excelente oportunidade para aplicar as técnicas que aprendi durante a minha trajetória, gerando resultados positivos para o Hotel Brasileiro. 

Tenho certeza que minhas habilidades e competências podem contribuir para a equipe de governança. 

Agradeço seu tempo e consideração e me coloco à disposição para uma entrevista.

Atenciosamente, 

Janaína Passos

(DDD) 9 1111 1111

passosjanaina@meuemail.com 

Mulher jovem em uma fábrica. Imagem ilustrativa de carta de apresentação para estágio.

5 tópicos que não podem faltar na carta de apresentação para estágio

Ao ler o passo a passo, é possível notar que fazer uma boa carta motivacional não é difícil. Pelo contrário, se torna mais fácil a cada candidatura. E para não perder a oportunidade dos seus sonhos, selecionamos as características que toda carta para estágio deve ter!

✔ Informações básicas

Seus dados de contato como celular e e-mail não podem faltar. Também é importante indicar o cargo para o qual está concorrendo. Afinal, é muito provável que os recrutadores estejam avaliando diversos currículos para diferentes cargos ao mesmo tempo.

✔ Habilidades

Também chamadas de soft skills e hard skills, elas são uma boa maneira de provar que você será um excelente profissional. Logo, é importante  falar sobre elas na primeira parte da carta. Veja aqui alguns exemplos:

Hard skills ou habilidades técnicas

  • Conhecimentos em Excel;
  • Proficiência em língua estrangeira;
  • Operação de máquinas ou ferramentas específicas;
  • Programação ou desenvolvimento de softwares.

Soft skills ou habilidades interpessoais

  • Comunicação eficaz;
  • Liderança;
  • Pensamento criativo;
  • Colaboração;
  • Empatia;
  • Flexibilidade;
  • Trabalhar bem sob pressão.

✔ Conquistas pessoais

Já recebeu algum prêmio ou reconhecimento na faculdade? Ou realizou algum projeto de extensão ou voluntário que mudou a sua vida? Se sim, vale a pena comentar essas conquistas. Para dar destaque às vivências, relacione elas aos pré-requisitos da vaga.

✔ Formações educacionais

Lembre-se de dizer onde estuda/estudou e comentar se pretende seguir carreira como pesquisador ou mestrando, por exemplo. Além disso, caso possua estudos direcionados em uma área específica e que tenham relação com a empresa, não deixe de citar. 

Demonstre que você tem interesse em aprender e, caso as suas notas sejam boas, também vale a pena inserir a sua média geral. Além disso, se já realizou cursos de curta ou longa duração que tenham relação com o que é pedido, não hesite em colocá-los.

✔ Boa formatação

É muito importante que a carta seja feita em uma formatação padronizada para que o objetivo principal do texto não se perca por letras muito diferentes ou espaçamentos exagerados. Confira algumas dicas:

  • Folha branca em formato A4;
  • Espaçamento entre linhas de 1,5;
  • Letra em fonte Arial, Times New Roman ou Montserrat;
  • Tamanho 11 ou 12.
Mulher jovem enviando carta de apresentação para estágio.

Como enviar a carta de apresentação para estágio

Hoje em dia, é muito comum que as cartas de apresentação sejam enviadas virtualmente, seja por e-mail ou em bancos de vagas. Por isso, é essencial saber como fazer com que elas cheguem a quem você deseja. 

Por e-mail

Caso ela seja enviada por e-mail, lembre-se de checar se o edital para vaga pede que o assunto do e-mail seja específico. Por exemplo “Vaga de estágio para recepção”. Isso porque é comum que estejam acontecendo diversos processos seletivos ao mesmo tempo em empresas grandes. 

Outra opção é inserir essa carta no corpo do e-mail em que for enviado o currículo, caso não seja obrigatório o envio de uma carta em anexo, por exemplo.

Banco de vagas

Já se a carta for inserida em um banco de vagas, preste atenção ao formato pedido. Alguns sistemas registram como inválidos arquivos em outros formatos que não o exigido. Normalmente, os mais pedidos são PDF e Word. 

Pessoalmente

Por fim, se o setor de RH pedir que este documento seja entregue em pessoa na empresa, imprima o texto em folha branca de formato A4. E, se possível, coloque junto ao currículo dentro um envelope pardo com o seu nome, para que os papéis não se misturem aos demais. 

É isto: chegamos ao fim de mais um texto sobre processo seletivo que ajudará você a chegar mais longe e alcançar o estágio dos sonhos. A equipe do Candidato de Sucesso deseja boa sorte!

2 comentários em “Carta de apresentação para estágio: Passo a Passo + Modelo para Baixar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *