Jovem de ensino médio sorrindo na escola. Imagem ilustrativa de carta de apresentação para primeiro emprego.
Categorias:

Carta de apresentação para primeiro emprego: faça a sua agora!

Com os processos seletivos se tornando mais concorridos, é preciso ir além e saber escrever tanto um currículo bem estruturado como uma carta de apresentação para primeiro emprego. 

E sendo a carta de apresentação uma forma que os avaliadores utilizam para saber mais sobre os participantes do recrutamento, se destacar é essencial.

Para que isso ocorra, é importante escrever uma carta personalizada, que demonstre por que você é a melhor opção.

Então, se a sua intenção é se sobressair, está no lugar certo. Neste texto, damos as melhores dicas, um passo a passo e modelos de carta de apresentação para você se inspirar. Confira!

Índice – Clique e vá direto ao ponto!

  1. O que é uma carta de apresentação?
  2. Qual é a diferença entre a carta e o currículo?
  3. O que não pode faltar?
  4. 5 passos para fazer uma carta de apresentação infalível
  5. Como enviar a carta?
  6. Modelos de carta de apresentação para primeiro emprego
Mulher digitando uma carta de apresentação pata primeiro emprego em um  notebook.

O que é uma carta de apresentação para primeiro emprego?

A carta de apresentação ou carta motivacional é um complemento do currículo profissional de quem está concorrendo a uma vaga de emprego. 

Seja para jovem aprendiz, trainee, estágio ou para vagas em postos mais altos, é fundamental saber redigir uma boa carta. O objetivo principal é convencer os avaliadores de que você é a melhor possibilidade para aquele cargo.

Neste documento podem ser inseridas informações como experiências, habilidades e outras situações que levaram à construção de quem você é hoje.

Portanto, mesmo que o seu histórico profissional ainda não exista, há como falar sobre vivências na escola, em projetos sociais ou voluntariados. 

Mas ressaltamos que, assim como a foto no currículo, a carta só deve ser enviada para o setor de RH da empresa caso seja pedida. Leia os pré-requisitos atentamente e confira se há algum detalhe que comente sobre isso. 

Se sim, siga a leitura e aprenda a fazer a sua carta de apresentação agora mesmo!

Qual é a diferença entre a carta de apresentação para primeiro emprego e o curriculum vitae?

O curriculum vitae é o documento que funciona como a primeira introdução de um candidato. Nele, são agregadas informações de contato, formações educacionais, histórico profissional, habilidades e idiomas. 

Enquanto isso, a carta de apresentação atua como um complemento do currículo. Com ela, é possível falar um pouco mais sobre a sua trajetória, detalhando as principais experiências e destacando o motivo que o torna a melhor opção para aquela vaga.  

E por ser um complemento, ela não deve ser um resumo do CV. Isto é, o que é escrito nela vai além do que já foi exposto do outro documento.

A intenção principal é cativar os recrutadores para que eles decidam se você seguirá para a seguinte etapa: a entrevista.

O que não pode faltar na carta de apresentação para primeiro emprego?

Na hora de fazer a carta motivacional, é importante ter em mente algumas características que não podem falar. Mas antes, leia os pré-requisitos para a vaga e quais as funções do cargo que pretende ocupar. Isso porque esses dados irão dar dicas de como redigir tanto a carta quanto o CV. 

Em seguida, pense nos pontos em comum entre o que a vaga pede e as suas vivências. Com isso, alinhe ambos e produza uma carta impecável. Você pode, inclusive, pensar nela como uma ampliação do tópico “Objetivo” do curriculum vitae

Veja o nosso checklist do que não pode faltar para quem está em busca do primeiro emprego e tem pouca experiência:

✔ Formação escolar

Comente onde estuda/estudou e o que pretende cursar em seguida. Se estiver no Ensino Médio, fale sobre o que gostaria de fazer na universidade ou em cursos técnicos.

Já se você for universitário, diga se pretende seguir carreira como pesquisador ou mestrando, por exemplo. 

Demonstre que você tem interesse em aprender e, caso as suas notas sejam boas, também vale a pena inserir a sua média geral.

Além disso, se já realizou cursos de curta ou longa duração que tenham relação com o que é pedido, não hesite em colocá-los.

✔ Habilidades e competências

Também chamadas de soft skills e hard skills, elas são uma boa maneira de provar que você será um excelente profissional. Então, comente sobre elas em um parágrafo, lembrando de associá-las aos pré-requisitos da vaga. Aqui estão alguns exemplos:

Soft skills ou habilidades interpessoais

  • Comunicação eficaz;
  • Colaboração;
  • Empatia;
  • Liderança;
  • Pensamento criativo;
  • Flexibilidade;
  • Trabalhar bem sob pressão.

Hard skills ou habilidades técnicas

  • Proficiência em língua estrangeira;
  • Conhecimentos em Excel;
  • Operação de máquinas ou ferramentas específicas;
  • Programação ou desenvolvimento de softwares.

✔ Conquistas pessoais

Você já ganhou algum prêmio ou reconhecimento enquanto estudava? E acha que eles agregam valor para este emprego? Se sim, vale a pena falar um pouco sobre.

Além disso, caso possua projetos pessoais paralelos, também é importante comentar: pode ser um blog, um canal de YouTube ou algo que demonstre que você vai além do óbvio.

✔ Informações básicas

Seus dados de contato como celular e e-mail não podem faltar. Além disso, também lembre-se de indicar o cargo para o qual está concorrendo. Afinal, é muito provável que os recrutadores estejam avaliando diversos currículos para diferentes cargos ao mesmo tempo.

Homem digitando em computador. Imagem ilustrativa de carta de apresentação para primeiro emprego.

5 passos para fazer uma carta de apresentação para primeiro emprego infalível

Da mesma forma que os currículos devem ser adaptados para cada cargo que for candidato, as cartas devem ser diferentes em cada situação. No entanto, a sua estrutura básica é a mesma. Entenda:

1º parágrafo: atrai a atenção dos recrutadores;

2º parágrafo: descreve como e por que você irá ajudar a empresa se for contratado;

3º parágrafo: explica como você combina com o que a vaga pede e conclui as ideias.

Agora confira o passo a passo para escrever a sua carta e se destacar dos concorrentes!

1) Escreva os dados de quem irá ler a carta

As primeiras linhas da carta devem conter as seguintes informações:

  • A/C (abreviatura de “aos cuidados”) + nome da pessoa responsável no RH
  • Cargo que essa pessoa ocupa
  • Nome da empresa
  • Endereço
  • Cidade/Estado

Exemplo:

A/C João da Silva 

Gerente de Recursos Humanos

Empresa ABC

Avenida Afonso Pena, nº 25

Belo Horizonte/MG

2) Redija a introdução 

O primeiro parágrafo precisa ter uma breve introdução com informações sobre você, onde e o que estudou, assim como o motivo pelo qual aquela vaga te interessa.

Exemplo:

Gostaria de expressar meu interesse pela vaga de assistente de contabilidade na sua empresa. Como recém-graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de XXX, acredito que possa ser uma excelente candidata ao cargo na Empresa ABC.

Ao encontrar o anúncio no LinkedIn, notei que meus conhecimentos e habilidades estão diretamente ligados às competências pedidas e pré-requisitos. 

3) Explique como você pode contribuir para a empresa

O segundo parágrafo é a sua oportunidade de “vender o seu peixe”, ou seja, desenvolver seu marketing pessoal. Assim, se promova a partir das experiências vividas, dos desafios encontrados e solucionados em situações anteriores. 

Isto é, explique por quais motivos aquele cargo deve ser seu e quais diferenciais você pode agregar sendo contratado.

Exemplo:

Durante o Ensino Médio fui líder de turma eleita por três anos, o que me permitiu desenvolver a capacidade de liderança de equipe, assim como de empatia. Ao levar as demandas dos alunos aos professores e diretores, também pude ampliar minha habilidade de comunicação eficaz. 

Além disso, também estou cursando o nível intermediário de inglês pelo Programa Expert de extensão da universidade local e pretendo continuar estudando o idioma. Dessa forma, acredito que possa redigir os relatórios em inglês propostos no anúncio.

4) Comente sobre as suas motivações

Enfim, nos últimos dois parágrafos, saiba  justificar por que aquela vaga te interessa. Deixe claro o motivo que faz de você o melhor candidato, comente como trabalhar naquela empresa pode te contribuir para o seu crescimento profissional. 

Exemplo:

Acredito que a minha contribuição possa ser positiva para o setor de contabilidade da ABC e estou animada com a possibilidade de iniciar a minha carreira com a sua equipe.

Envio em anexo meu currículo e agradeço desde já pela oportunidade. Estou à disposição para eventuais dúvidas.

5) Conclua com a assinatura e dados pessoais

Para finalizar, lembre-se de assinar o nome e adicionar os dados de contatos. Da seguinte maneira:

Atenciosamente, 

Alice Coelho

(DDD) 9 8888 7777

alicecoelho@meuemail.com 

Extra: Caso tenha sido indicado por alguém que já trabalha na empresa, vale a pena citar o nome da pessoa na carta. Com isso, você se destaca pela referência e tem ainda mais chances de seguir no processo seletivo.

Como enviar a carta de apresentação para primeiro emprego?

Hoje em dia é muito comum saber de vagas de emprego pela internet. Se esse foi o seu caso, provavelmente enviará a carta de apresentação pelo e-mail da empresa ou através de uma plataforma específica de emprego.

Então, esteja atento e verifique se é pedido que o tema específico para enviar. Por exemplo: “Vaga de assistente administrativo”. 

Recomendamos que a carta seja salva em formato PDF para que, quando o recrutador abri-la no computador, não seja desconfigurada.

Já sobre o tipo de letra, procure utilizar fontes mais convencionais, como Arial ou Times New Roman em tamanho 11/12. 

Já se, durante o processo, há a exigência de entregar os documentos pessoalmente. Vá até o local da empresa e entregue a carta e o currículo impressos, preferencialmente em um envelope com o seu nome. 

Jovem estudante digitando uma carta de apresentação para primeiro emprego.

Modelos de carta de apresentação para primeiro emprego

Modelo 1 – Estudante de Ensino Médio sem experiência

Nome do responsável pelo processo seletivo

Cargo que ele ocupa na empresa

Nome da empresa

Endereço

Cidade/Estado

Prezado ________________ (nome da pessoa), 

Gostaria de expressar meu interesse na vaga de auxiliar administrativa publicada nas redes sociais da sua empresa. Sou estudante do Ensino Médio da Escola Estadual João Maria Sousa e participo de diversos oficinas sobre mercado de trabalho. 

Também realizei cursos de informática e auxiliar administrativo no SENAC, onde adquiri conhecimento nas principais rotinas que envolvem a área de administração de uma empresa. Sou organizada, flexível e possuo facilidade de aprendizagem. Além disso, proatividade e criatividade completam meu perfil. 

Estou em busca de desenvolvimento profissional e acredito que fazer parte da sua empresa é uma excelente oportunidade de auxiliá-los ao mesmo tempo que aprendo mais sobre o setor. 

Estou à disposição para esclarecimentos e aguardo contato. 

Cordialmente, 

Seu Nome

E-mail 

Telefone para contato

Modelo 2 – Candidato indicado por alguém

Seu Nome

Cargo para o qual está concorrendo

Telefone para contato

E-mail

Prezada Sr. ________________ (nome da pessoa responsável do setor de RH)

Segundo indicação da Sra. Maria Josefina Santos, envio meu curriculum vitae para avaliação. 

Há dois anos trabalho como designer gráfica na Gráfica 123, desenvolvendo diferentes produtos para 30 clientes da região, assim como atuo na promoção de oficinas de design para aproximadamente 200 adolescentes nas escolas públicas da cidade desde fevereiro do ano passado. 

Durante esse período, pude aprender a trabalhar em grupo e a me comunicar bem com públicos de diferentes idades e realidades sociais. Também possuo conhecimentos no pacote Adobe e em Corel Draw, o que diversifica minha possibilidades de trabalhar com diferentes ferramentas. 

Neste momento, estou em busca de novos desafios no mercado de trabalho, com o objetivo de me desenvolver profissionalmente e de crescer qualitativamente. Acredito que, unindo minhas habilidades e competências, possa contribuir para a melhoria dos resultados da sua empresa.

Agradeço a atenção e espero poder fazer parte da sua equipe de Design. 

Atenciosamente, 

Seu Nome

Modelo 3 – Candidato já graduado na universidade

Seu Nome

Cargo que pretende ocupar

Telefone para contato

E-mail

Link para perfil no LinkedIn (caso possua um)

Aos cuidados do(a) recrutador(a) da ___________________ (nome da empresa).

Estou encantado com oportunidade de trabalhar para __________________ (nome da empresa) como ________________ (cargo disponível). Concluí minha graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará em _________________ (data de conclusão do curso), onde me formei com coeficiente 9.5 e atuei como Diretor da Redação da empresa júnior do curso por três anos. 

Acredito que minhas habilidades de comunicação eficaz, liderança de equipe e proatividade podem contribuir para a sua empresa. E adoraria trabalhar na minha área, lidando diretamente com os clientes e o setor de Comunicação Organizacional.  

Agradeceria se pudesse falar sobre o que aprendi e de demonstrar que sou o candidato certo para esse cargo.

Atenciosamente, 

Seu Nome

Esperamos que a partir do que selecionamos e explicamos neste artigo você seja o melhor candidato da seleção. E, caso queira aprender como fazer um currículo para primeiro emprego, não deixe de conferir e clique aqui!

Um comentário em “Carta de apresentação para primeiro emprego: faça a sua agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *