Categories:

Currículo lattes: guia definitivo para criar o seu

Se você já precisou procurar um emprego e pesquisou sobre como fazer um currículo, deve ter encontrado dois nomes diferentes: currículo lattes e curriculum vitae. Nesse momento, certamente, surgiu a dúvida sobre qual seria a melhor opção e por que existem duas nomenclaturas.

E, caso esteja na universidade, já deve ter ouvido falar sobre como o Lattes de X professor é repleto de atividades. Ou sobre como é importante ter um currículo desses ativo.

Se você está confuso e quer entender o que diverge entre esses dois tipos de documento, continue a leitura!

Neste artigo, apresentaremos as informações que você precisa saber para fazer um currículo lattes excelente ainda hoje. Confira o índice abaixo e decida por onde quer começar:

Índice

  1. Currículo lattes e curriculum vitae: há diferença?
  2. O que é currículo lattes?
  3. Para que ele serve?
  4. O que devo inserir nele?
  5. Plataforma Lattes: passo a passo para fazer o currículo
  6. Dicas para manter o seu currículo lattes impecável
  7. Então, quando fazer o currículo lattes?

Currículo lattes ou curriculum vitae: há diferença?

Sim, tem diferença! O curriculum vitae ou CV é aquele documento enviado no início de qualquer processo seletivo para uma vaga de emprego. Ele atua como uma apresentação do candidato para o recrutador da organização ou empresa. 

Nele, o foco maior está centrado nas experiências profissionais da pessoa, a trajetória no mercado de trabalho. E objetivo principal do CV é convencer o setor de Recursos Humanos que você é o candidato ideal. 

Quer ser o Candidato de Sucesso de um processo seletivo? Então, baixe o nosso modelo de curriculum vitae. E garanta o emprego dos seus sonhos, clicando aqui!

Já o currículo lattes funciona como um perfil em que os dados acadêmicos são o foco. Portanto, ele se difere do curriculum vitae em diversos aspectos, como: 

  • Formato: o CV costuma ser enviado impresso ou em formato PDF às empresas. Já o lattes está ligado a uma plataforma online.
  • Personalização: o CV pode ser editado de acordo com as preferências de cada pessoa. O vitae possui um padrão de formatação.
  • Tamanho: o CV deve conter duas páginas no máximo. Enquanto isso, o lattes não tem um limite. 
Quatro estudantes em uma mesa de estudos. Imagem ilustrativa sobre meio acadêmico.

O que é o currículo lattes?

O currículo lattes é utilizado por pessoas que fazem parte do meio acadêmico. Ou que têm interesse em seguir carreira neste âmbito, como estudantes, professores, cientistas e pesquisadores. 

Este currículo gratuito e online é feito na Plataforma Lattes. Ela pertence ao Conselho Nacional Científico e Tecnológico (CNPq), maior órgão fomentador de bolsas de pesquisas científicas do país. 

Curiosidade: A criação desse modelo aconteceu em 1999. Seu nome é uma homenagem ao físico Césare Mansueto Giulio Lattes, considerado um dos maiores cientistas do Brasil. Lattes também foi um dos contribuintes para a criação do CNPq. 

Para que ele serve?

O currículo lattes foi criado com o intuito de padronizar os dados acadêmicos de pesquisadores nacionais. Além disso, a Plataforma funciona como uma base para consulta de agências de fomento que estão oferecendo bolsas. 

Normalmente, para se inscrever em editais de iniciação científica, intercâmbio e vagas de pós-graduação é necessário ter um perfil na plataforma. 

Por exemplo: se você é estudante universitário em Minas Gerais e tem interesse em concorrer a uma bolsa de pesquisa na sua área, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas (FAPEMIG) pedirá que você insira o link do seu lattes entre os dados básicos.

O que inserir nele?

Na Plataforma Lattes você irá colocar todas as informações sobre projetos de extensão, iniciações científicas, participação em grupos de estudos e eventos acadêmicos, assim como artigos, capítulos e livros publicados. 

Também é possível agregar dados sobre prêmios, atividades complementares, voluntariados, cursos de pequena ou longa duração relacionados à sua área e nível de conhecimento em idiomas, por exemplo. 

Se você está se perguntando sobre quão extenso este currículo pode estar, não se preocupe! A preferência das agências de fomento é para pessoas que possuem um currículo completo e com boas experiências na sua área de atuação. 

Logo, se você pensa em fazer mestrado, doutorado ou obter outras formações, é fundamental que esteja registrado na plataforma. 

Para te ajudar a ser o Candidato de Sucesso na academia, separamos dicas e fizemos um mini tutorial de como se cadastrar na plataforma. Siga com a gente!

Plataforma Lattes: passo a passo para fazer o currículo

Estudantes reunidos em uma mesa de estudo. Imagem ilustrativa sobre meio acadêmico.

#1 Acesse a Plataforma Lattes

O site da Plataforma é de fácil acesso e navegação intuitiva. Você irá acessá-lo e, na barra direita, irá clicar em “Cadastrar novo currículo”. 

#2 Adicione seu e-mail e crie uma senha

Em seguida, serão pedidos dados de nacionalidade, e-mail e uma senha para a criação do seu perfil. 

#3 Insira seus dados pessoais

Na página seguinte, a plataforma solicitará dados básicos, como: nome completo, sexo, cor ou raça e documentos de identidade – CPF, RG e passaporte (caso você tenha). Também é necessário inserir o nome dos seus pais.

Na sequência, adicione informações sobre telefones para contato e endereço. Lembrando que esses dados podem ser atualizados depois, caso você mude de residência ou número de celular, assim como todas as informações do currículo.

#4 Agregue informações sobre sua formação acadêmica

Nesta etapa, você deve colocar as experiências que teve na academia, junto ao nome da instituição em que estava no momento e aos anos de início e conclusão das atividades. 

Lembramos que essa parte do currículo é a mais avaliada durante processos seletivos para vagas e bolsas, então preencha com atenção!

Além das experiências de formação, também é possível inserir participação em projetos de pesquisa e em eventos, publicação de artigos, monografias, entre outras modalidades de textos.

#5 Acrescente suas experiências profissionais e habilidades

Neste campo, dê preferência às experiências profissionais que estejam relacionadas à sua área de estudos.

Por exemplo, se você estuda Geografia e fez um estágio como professor em um escola estadual, assim como foi funcionário em uma farmácia, é preferível que você  comente sobre o estágio e deixe de fora a outra informação. 

Além da parte profissional, também serão pedidos dados sobre idiomas. Portanto, caso você possua domínio em alguma língua além do Português, precisará acrescentar o nível em cada modalidade: fala, escrita, leitura e compreensão. 

#6 Finalize e aguarde

Após finalizar todas as etapas, clique em “Enviar ao CNPq” e aguarde 24h para que o seu currículo esteja acessível. Este é o tempo que o Conselho demora para confirmar seus dados e subi-los para a Plataforma. 

Dicas para manter o seu currículo lattes impecável

Estudante feliz ao receber um resultado. Imagem ilustrativa sobre currículo lattes.

Construa uma trajetória

É importante que o seu currículo demonstre que você sabe o que quer. Ou seja, construa uma linha de acordo com a sua área de interesse, tendo como base as suas vivências acadêmicas.

Durante a sua carreira no meio universitário ou de formação técnica, procure focar e se desenvolver em certas linhas de pensamento, com as quais tenha mais afinidade

Por exemplo, se você estuda Comunicação Social e tem grande interesse por Jornalismo Científico, frequente eventos da área, procure desenvolver estudos e participar de grupos que tenham a ver com o tema. 

Dessa forma, você demonstra às agências de fomento que está preparado para assumir as responsabilidades que uma bolsa de pesquisa requer.

Não tem como comprovar? Não coloque

Se você está pensando em acrescentar atividades das quais não participou realmente apenas para incrementar o seu currículo lattes, é melhor duas vezes pensar antes

Visto que os órgãos de fomento peçam comprovações acerca de dados presentes no currículo. Então, só adicione aqueles que você pode apresentar certificados ou cartas de professores confirmando a participação.

Mantenha o currículo atualizado

Ter um currículo lattes atualizado é essencial para concorrer a bolsas. Quanto mais atualizado e repleto de informações úteis, maiores são as chances de você ser escolhido nos processos. 

Por isso, sempre que participar de eventos, tiver algum artigo publicado ou melhorar o seu nível de conhecimento em algum idioma, não se esqueça de atualizar o seu cadastro na Plataforma Lattes. 

Lembrando que a atualização também é válida para o resumo e para a foto, áreas que costumam ser deixadas de lado.

Homem atualizando arquivo no celular. Imagem ilustrativa sobre atualização de currículo lattes.

Quando fazer o currículo lattes?

Se você tem ambições em relação à vida acadêmica, é importante que faça o seu currículo lattes o quanto antes!

Portanto, se está no Ensino Médio e pensa em entrar entrar em uma universidade e fazer parte de projetos, não precisa esperar até chegar lá. Ou, se já está na universidade e pretende fazer iniciação ou outras atividades acadêmicas, o mesmo vale. 

O importante é ter um perfil atualizado e completo. A equipe da Candidato de Sucesso te deseja boa sorte!

3 thoughts on “Currículo lattes: guia definitivo para criar o seu

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *